quarta-feira, 29 de abril de 2009

Anvisa amplia inspeção em voos por causa da gripe suína; Ministério da Saúde acompanha 20 casos

Do UOL Notícias

Em São Paulo e Brasília*

Gripe suína deve chegar ao país; sistema de saúde está preparado, diz infectologista

*

* Para infectologista, Brasil não está preparado para alta letalidade de gripe suína
* BBC Brasil: o que o Brasil está fazendo
* Hospital aguarda exames em três casos de suspeita de gripe suína em Minas Gerais
* OMS diz que fechar fronteiras é ineficaz para conter a gripe suína

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou hoje que os voos procedentes do Reino Unido, Espanha e Nova Zelândia também serão inspecionados por uma equipe da agência e por médicos da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) para a identificação de pacientes com sintomas de gripe suína.

Até agora, apenas os voos vindos do México, Canadá e Estados Unidos estavam sendo avaliados. A decisão foi tomada durante reunião da Anvisa com representantes das companhias aéreas, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Infraero no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Na reunião, também ficou acordado que resíduos sólidos provenientes de aeronaves procedentes dos países citados serão classificados como resíduos do tipo A, ou seja, potencialmente infectantes. O descarte desses resíduos passará por procedimentos de fiscalização antes que seja definido o seu destino. Em procedimento normal, os dejetos são descartados em aterros sanitários.

Representantes da Anac e da Infraero também definiram hoje a obrigatoriedade da veiculação de informes sonoros a bordo da aeronaves vindas de áreas afetadas pela gripe. Eles irão esclarecer os passageiros quanto aos procedimentos que devem tomar na chegada ao aeroporto. A determinação será oficializada por meio do Comando da Aeronáutica e da Anac.
Anvisa diz que alerta tardio da OMS prejudicou orientação sobre a doença

Nenhum comentário: